CERTIFICAÇÃO DE FUNÇÕES TELETRABALHO SMETA

INOVAÇÃO


A inovação é uma componente fundamental na estratégia da Mcall, na qual a empresa investe continuamente, por forma a garantir o pioneirismo e a excelência operacional nas atividades de Contact Center.

Certificação de Funções

A Mcall, perseguindo o seu compromisso com a excelência, iniciou em julho/2009 o seu Programa de Certificação de Funções.

No ano de 2018 foram certificados 100% dos colaboradores propostos num total de 59 colaboradores, que exercem funções Supervisão, Assistentes de Supervisão e Teleoperadores.

    No âmbito deste projeto de Certificação de Função, pioneiro em Portugal na atividade Contact Center, foram destacados pela SGS, como pontos fortes dos colaboradores certificados:
  • Atendimento de excelência,
  • espírito de equipa,
  • valorização das chefias,
  • domínio total tanto das ferramentas disponíveis, como das campanhas em curso.

Esta é mais uma conquista da Mcall que muito nos orgulha e que não queremos deixar de partilhar com todos aqueles que têm contribuído para o nosso crescimento sustentado.

Teletrabalho

A destacar-se mais uma vez pela inovação e pioneirismo, a Mcall concluiu com sucesso, um ambicioso projeto piloto de teletrabalho que permitiu criar as condições para que nesta fase, cerca de 10% dos seus mais de 120 colaboradores, beneficiassem das opções de teletrabalho, em função de situações pessoais e da gestão da atividade da empresa.

O resultado não poderia ter sido melhor, pois as vantagens são claras e mensuráveis, tanto para a empresa, como para os colaboradores.

Nas entrevistas e visitas regulares que fazemos aos colaboradores em teletrabalho, percebemos que o seu grau de satisfação com a solução é elevado. Mencionam uma melhoria significativa da qualidade de vida, no seu estado de espírito geral e redução do stress (devido a não ter que passar pelo trânsito diário), assim como uma maior disponibilidade de tempo para dedicar a outras atividades. A redução de custos é outro fator positivo, tanto para a Mcall (ex. infraestrutura e espaço) como para o colaborador (ex. transportes).

Assim, para a empresa, o teletrabalho trouxe muitos outros benefícios. Por um lado, permitindo um maior crescimento, com rapidez, flexibilidade e facilidade, com economias de escala muito significativas, e por outro conseguiu-se um maior ganho de produtividade (ex. redução dos tempos de conversação), redução significativa das taxas de absentismo (inexistência de atrasos e menos faltas).

Os teleoperadores em regime de teletrabalho são selecionados de acordo com o seu empenho, experiência e dedicação. A confiança com que a empresa os distingue, constitui seguramente um forte fator de motivação e de retenção de talentos.

Em consequência do sucesso verificado no projeto piloto, a Mcall estima um crescimento sustentado do projeto a médio e longo prazo, em linha com os planos de ação da empresa.


Auditoria SMETA

A Mcall é a primeira empresa do grupo Brisa a ser auditada, no âmbito da responsabilidade social – SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) – 4 pilares.

A auditoria foi desenvolvida com base no Guia das Melhores Práticas da SMETA e no código base da ETI (Ethical Trading Initiative). O seu resultado constitui um reconhecimento internacional em matéria de cumprimento de normas laborais, saúde e segurança no trabalho, compromisso ambiental e ética nos negócios.

A Sedex (Supplier Ethical Data Exchange) constitui uma organização internacional sem fins lucrativos, que foi criada em 2001 no Reino Unido, com o objetivo de ajudar fabricantes e distribuidores a demonstrar o seu compromisso com o desenvolvimento de relações comerciais éticas e a promover a melhoria contínua das cadeias de fornecimento de bens e serviços, através da instauração de processos de auditoria social aos seus fornecedores.

As auditorias SMETA têm por objetivo verificar as práticas laborais da empresa, focando-se principalmente em legislação de trabalho, saúde e segurança no local de trabalho (2 pilares) e, opcionalmente, também nos aspetos ambientais e nas práticas empresariais éticas (4 pilares). A Mcall foi auditada pela SGS abrangendo os 4 pilares.

Estas auditorias são uma das metodologias de auditoria éticas mais utilizadas no mundo, que além de responderem às exigências dos clientes, permitem identificar melhorias nas condições de trabalho e eventuais incumprimentos legais (no âmbito da legislação laboral), potenciando melhorias no ambiente de trabalho e consequentemente na produtividade. Por outro lado, permitem antecipar e evitar eventuais coimas, relacionadas com a legislação laboral.

De referir que esta auditoria constitui uma referencia a nível mundial nesta matéria, dado que o Relatório da Auditoria fica disponível na base de dados Sedex podendo ser acedido por todos os seus membros, a nível internacional. O resultado obtido constitui, para a Mcall, um fator de diferenciação no mercado em que se insere, uma vez que pode ser divulgado junto dos seus atuais clientes bem como na apresentação de propostas comerciais.